18.4.11

O tálamo, esse desconhecido.

Postado por Marcus Vinicius Alves |

Um aspecto de fundamental importância no estudo psicológico é a relação do indivíduo com o ambiente, e tal relação depende intensamente de como sentimos e percebemos o meio em que vivemos. Enquanto a sensação pode ser compreendida como a codificação de estímulos externos por meio de receptores sensoriais, a percepção é a capacidade de organizar uma representação interna compreensível do mundo externo a partir destes estímulos codificados. Poucos se oporiam ao argumento de que, entre o estímulo físico externo ao corpo e a final compreensão deste estariam envolvidos órgãos que em sua estrutura possuem receptores que possibilitam a sensação do estímulo (i.e., papilas gustativas da língua, cones e bastonetes dos olhos etc.) e o córtex cerebral, interpretando os dados anteriormente codificados e enviados, fazendo-os alcançar à consciência. O que talvez ainda não faça parte do conhecimento geral é que, posicionado no encéfalo, está um componente muito importante para que todo o funcionamento desse processo se dê da forma mais assertiva possível, o tálamo.

O tálamo é constituído de duas massas de substância cinzenta, dispostas de cada lado, na porção látero-dorsal do diencéfalo, acima do sulco hipotalâmico. Suas duas grandes massas de tecido nervoso possuem um formato ovoide e são unidos pela aderência intertalâmica. A informação recebida a partir da excitação por estímulos do meio externo dos receptores sensoriais – células adaptadas para captar a energia física do meio ambiente e transformá-la em energia neural, um processo chamado transdução – segue para essa estrutura que serve de relé para os estímulos sensoriais.

Comumente chamado de “secretária do cérebro”, o tálamo reorganiza todos os estímulos sensoriais (com exceção dos olfatórios) e os traduz, os enviando para as suas devidas áreas corticais a fim de serem interpretados. Sendo assim, entende-se que sem ele, mesmo interpretar tais sentidos seria um empreendimento de grande dificuldade para o córtex cerebral. Além disso, há a compreensão de que, para algumas sensações, o tálamo ocupa um lugar ainda mais importante, por exemplo, quando a sensação é de dor, tato ou relacionada à temperatura, existe mesmo uma interpretação talâmica. Essa espécie de interpretação primária, mas de razoável influência, foi demonstrada em experimentos com pacientes que sofreram lesões em áreas corticais relacionadas com as sensações táteis e revelaram que, embora em tais casos as sensações táteis deveriam estar completamente ausentes, ainda havia uma pequena interpretação ocorrendo, sendo ela de dor, peso ou forma dos objetos. Havia claro, perda considerável dos detalhes que normalmente estão presentes nessas tarefas, mas o fato de haver uma percepção talâmica confirma ainda mais a importância dessa estrutura.

O tálamo possui diversas outras conexões que fazem com que ele tenha então funções diferentes das já citadas sensoriais. As outras funções mais conhecidas do tálamo se relacionam com a motricidade, tendo conexões em que transporta informações do globo pálido e do cerebelo para o lobo frontal, ao comportamento emocional – fazendo parte do sistema límbico – já que tem seus núcleos anteriores se relacionando com o hipotálamo e seu núcleo dorso-medial com a área pré-frontal, e mesmo participação no sono, tendo em vista que alguns de seus núcleos se projetam de forma difusa pelo córtex, se conectando ao sistema ativador reticular ascendente (SARA), importante para a regulação do sono e da vigília.

Os estudos de uma síndrome interessante permitiu revelar a importância do tálamo para os aspectos sensoriais que nos permitem extrapolar a partir do que é sentido do mundo real para o mundo percebido, conhecida como síndrome talâmica. A síndrome talâmica surge em decorrência de afecções do tálamo, geralmente fruto de lesões de vasos, o que reflete em um grande desnivelamento das sensações. Tais alterações dramáticas são geralmente sensações de dor espontânea e pouco localizada, que se irradia por toda a metade do corpo oposta à posição do tálamo comprometido. Apesar de mais difíceis, alguns quadros dessa síndrome são referentes a outros estímulos sensoriais, como por exemplo, térmicos ou táteis. Um paciente pode, a partir de uma pequena estimulação, começar a sentir uma ardência pelo corpo, tais alterações sensoriais são desagradáveis e dificilmente caracterizadas pelos pacientes.

Na literatura aparecem casos de pacientes que já não podiam ouvir músicas ou sons muito altos, pois estes terminavam por desencadear um efeito onde novamente sensações desagradáveis por metade do corpo surgiam. A explicação para esse efeito intenso pode ser entendido como fruto de alterações nos mecanismos e circuitos intratalâmicos ou tálamo-corticais, enquanto os outros permaneceriam intactos. Tentativas de tratamento da síndrome talâmica por cirurgia têm sido bem sucedidas.

O tálamo se encontra então em posição peculiar no caminho que leva à nossa compreensão do mundo, embora pouco conhecido e citado em meios que não os científicos, seus aspectos de organização, tradução e interpretação de sensações são fundamentais para a completude dos processos que levam as mínimas alterações ambientais à percepção consciente. Além disso, deve-se ao tálamo a triagem diligente de muitos dos estímulos sensoriais, selecionando quais devem seguir para o córtex e quais poderão ser esquecidos, assim, nem tudo que é sentido é, por fim, percebido. Enquanto lê esse texto, o seu tálamo ativamente seleciona informações importantes acerca das cores da página, dos sons ouvidos ao fundo, entre outros estímulos, a sua secretária está ativamente ajustando a compreensão do mundo ao seu redor, então, na próxima vez em que pensar sobre como você está se sentindo, lembre-se, o tálamo sentiu primeiro.


ResearchBlogging.orgHerrero, M., Barcia, C., & Navarro, J. (2002). Functional anatomy of thalamus and basal ganglia Child's Nervous System, 18 (8), 386-404 DOI: 10.1007/s00381-002-0604-1


59 comentários:

Vanessa Alcalai disse...

Olá, Meu nome é Vanessa e ela teve uma esquemia dia 18 de novembro de 2011 e de lá para cá sente dores horríveis em em lado do corpo. Nos exames apareceram uma pequena lesão abaixo do tálamo, mas mesmo assim ela diz ter dores horríveis. Eu percebo que quanto mais ela fica nervosa, mais sente dor e durante a noite que ela está mais relaxada, dorme super bem sem dor. O que nós precisamos fazer. Ela vai sentir esta dor para sempre ou tem cura? Meu e-mail é vanessaalcalai@gmail.com

Marcus Vinicius Alves disse...

Olá Vanessa, te enviarei um e-mail.

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Uma patologia no tálamo pode impedir uma pessoa de acordar do coma ?

Um familiar meu encontra-se assim...

Peço que me enviem um email para nuno.aleman.serrano@sapo.pt com uma resposta.

Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Tenho um parente que sofreu um avc na região do talamo, no momento esta estavel porem o estado dele esta agressivo,e inicio de pneumunia isto é normal.
Solicito a gentileza de me informar através do e mail marcomscm@gmail.com

Grato

Unknown disse...

Gostaria de saber sobre o que pode vir há ocorrer com um paciente com volumosa quantidade de sangue e núcleos da base direita na região do talamo medindo 4,2 x 3,0 cm associada a efeito de massa contralateral, condicionando dilatação dos cornos temporais dos ventrículos laterais. Há hemoventriculo em III e IV e ventriculos laterais. Ela já se encontra a 13 dias em coma. Seu quadro clinico pelo que nos dizem esta normal.

Por favor me responda:

samanthaferraresso@gmail.com

Desde já muito Obrigada!
Samantha

Anônimo disse...

tenho tremor essencial tomei propanolol e não resolveu em nada será que tenho que fazer uma cirurgia no tálamo. meu imail é josemirpsantos@hotmail.com

Unknown disse...

Ola!! Minha mae teve um AVC no tálamo e por possuir uma única artéria que irrigasse os dois lados, foi bem comprometido. Ela segue alterando com abrir os olhos e dormir e uma febre que nunca cessa. Um lado do corpo esta paralisado e o lado direito ela move. Os médicos dizem que a lesão e muito grave e não podem dar muitas previsões. Ate que ponto o cérebro e capaz de se reorganizar nesse caso? Eles dizem que ela pode ficar nesse estado de vigília vegetativa para sempre, ha algum tipo de reabilitação num caso grave? Obrigada

Unknown disse...

Por favor, minha mãe sofreu um avci extenso em nov/2014, com 50 anos (devido a oclusão da carótida esquerda) tem de sequela paralisia do lado direito do corpo e afasia (escrita e fala). Desde o acidente mesmo sem conseguir se comunicar sempre chorou de dor, a primeira palavra q ela falou foi dor e infelizmente dentre as poucas essa é a mais falada.
Durante todo esse tempo, a neuro tentou diversos remédios, porém sem sucesso, até q nos encaminhou para especialista. Neste mês (Set/2016), conseguimos passar no especialista da dor, onde identificou q o avc dela afetou o tálamo, já iniciamos o tratamento por medicação, ainda não tivemos nenhuma alteração.
Mas estamos com fé que dessa vez vai melhorar, enfim, foi diagnosticada o motivo dessa dor insuportável, q infelizmente incapacita nossas vidas, muito mais do que as sequelas deixadas pelo avc.
Se tiverem mais alguma informação, por favor, envie para o meu e-mail: robertaguz@hotmail.com

Unknown disse...

Meu nome é Simone tenho 36 anos,tive dois avc isquemico e a região talamica foi atingida,tenho fortes dores acompanhadas com queimação horríveis na cabeça,durmo e acordo com dores,meus avc foram no final do mês de agosto desde ano 2016,desde então não sei o q e viver sem dores,a dor é tanta q minha vontade é bater a cabeça na parede.

Unknown disse...

Meu nome é Simone tenho 36 anos,tive dois avc isquemico e a região talamica foi atingida,tenho fortes dores acompanhadas com queimação horríveis na cabeça,durmo e acordo com dores,meus avc foram no final do mês de agosto desde ano 2016,desde então não sei o q e viver sem dores,a dor é tanta q minha vontade é bater a cabeça na parede.

Helen Katerine Buck disse...

Olá Simone! Quanto tempo faz que você teve AVC ? Ficou com sequelas? Quanto tempo demorou para recuperar todos os movimentos? Meu tio teve um AVC na região do tálamo também é esta alternando entre dormir e conversar... não sabemos muitas informações ainda mas queria sabe a opinião de uma pessoa que já passou por essa situação! Obrigada!

Unknown disse...

Minha filha de 6 anos teve AVC isquêmico no cerebelo. Há 1 mês tem reclamado de uma dor de cabeça leve . Será q ela tem este problema. Tem cura ? Por favor me respondam. Meu email é brunomarianobhl@yahoo.com

Gabriela Gioranelli disse...

Olá , como Foi sua recuperação
Conseguiu recuperar ?

Pq estou com caso desses

Gabriela Gioranelli disse...

Olá ! Seu tio já acordou , já fala ??

Unknown disse...

Olá,tenho dores em algumas áreas do lado esquerdo à
9 anos. Às vezes também tenho Sensações rápidas de que foi picado por algum inseto. Também tenho muita dificuldade para dormir. .Tentei vários tipos de tratamento, hoje tento tratamento como dor crônica no entanto nada tira essas dores... Tem algum exame que possa detectar problemas dessa natureza? conhece algum profissional em Campinas ou São Paulo que possa me ajudar com isso?
Obs:Seria de grande ajuda pois às vezes quase enlouqueço com essas dores.

Anônimo disse...

Meu pai tem sofrido muito com dor apos um avc. Fomos varias vezes ao neuro porém nenhuma medicação consegue acabar com a dor em um dos lados do corpo. Não sei mais o que fazer pois ele levanta reclamando de dor e deita reclamando também é angustiante. edvaniasantos69@gmail.com

Rita disse...

Meu pai teve um AVC dia 03/07/2017, tem sofrido muito com dores apos avc. Foi diagnosticado com dor talamica, Fomos ao neuro porém nenhuma medicação consegue acabar com a dor em todos os lugares do corpo. Não sei mais o que fazer pois ele levanta reclamando de dor e deita reclamando isso é angustiante. Não conseguimos movimenta-lo para que o lado paralisado nao termine congelando as articulações. O que fazer nesses casos? Realmente é dor? Podemos movimenta-lo sem que o machuque mais? ritabertotto883@gmail.com

Veterana de um AVC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Veterana de um AVC disse...

Rita, eu tive um avc em setembro de 2016, e realmemte a gente sente dor demais. Cada avc e cada lesao é diferente da outra. Tive um avc que atingiu o talamo a capsula interna e mais um pouco. Realmente sinto muitas dores, muita tonteira e choque na perna 24 horas por dia. Nao existe remédio para a dor, mas eu uso os paliativos. Usei gabapentina mas nao resolvia. O medico trocou para pregabalina, mas tambem nao resolve em 100%. Podemos nos encontrar por aqui...https://www.facebook.com/veteranadeumavc/?hc_ref=ARSSTvgidScNgO91lQk4_y4Cpu5UmyoBBx5cFlX6FBlaeGXv-8gfqIzqhOKIcQa8H94&fref=nf

Veterana de um AVC disse...

https://www.facebook.com/veteranadeumavc/?hc_ref=ARSSTvgidScNgO91lQk4_y4Cpu5UmyoBBx5cFlX6FBlaeGXv-8gfqIzqhOKIcQa8H94&fref=nf

Anônimo disse...

Meu sogro teve um AVCi dia 23/10/17 é o neuro disse que atingiu o tálamo, desde então ficou estrábico, não consegue enxergar nem a comida no prato,ele também sente queimar um lado do rosto e lacrimeja logo após, existe algum tipo de fisioterapia ou tratamento pra corrigir o estrabismo?? Que profissional devo procurar?? E-mail pra resposta: giuliane.rm@gmail.com

susanasilva1983 disse...

A minha avó teve um AVC isquemico no talamo. Teve em coma uns dias, ficou com muita sonolencia, um dos olhos está afectado, e as algumas memórias. Wla tem 76 anos. Há hipoteses de recuperar mais? O AVC foi a 25/11/2017.
Se me pudesse dar uma ajuda. Meu mail é susanasilva1983@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá. Minha filha nasceu prematura de 34 semanas, ainda no hospital foi feito uma USTF (Ultra Sonografia Trans Fontanela) e o laudo foi o seguinte: NOTA SE IMAGEM LINEAR, HIPERECOGENICA NO INTERIOR DA REGIÃO TALAMICA ESQUERDA. Conclusão:VASCULOPATIA LENTICULOESTRIADA A ESQUERDA. Preciso muito saber o que eh isso. Os médicos só falam para eu não me preocupar, mas queria saber o que realmente eh. Se tem perigo, o que pode atingir, o que pode vir a ser.. Meu email se alguém poder me ajudar VIVIIEDIIEHO@HOTMAIL.COM Agradeço muuito desde já.

Anônimo disse...

Digitei o email errado. Eh VIVIIEDIEGO@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Meu nome e Rodrigo boa tarde tive um avc em 2009 no talamo e perdi a visao periferica e o cantinho do olho do lado esquerdo o meu lado esquerdo ficou adormecido e meus braço esquerdo ficou tremendo e os dedos dançantes não consigo mais fazer certos movimentos com o braço e dedos tipo digitar uma das hipotese do avc foi forame oval patente queria saber mais sobre tudo isso se tem alguem que teve o mesmo avc e as sequelas obrigado

gugamacedo disse...

Boa noite, tive uma neuro toxoplasmose que afetou 1cm do Tálamo a 6 meses fiquei sem andar por um mês e meio, e meu lado direito dói muito eu tremo demais tenho formigamento do pé a cabeça e ainda mal consigo andar só com bengala não consigo fazer mais nada com o braço direito e minha perna parece pesar uns 5 kilos. Eu posso ficar com sequelas?

Anônimo disse...

ola ,tenho dores no talamo, pois fui envenanado e e tomei veneno de rato em hospital psiquaitrico, meu talamo nao funciiona mais, ah previsao de meu talamo voltar a funcionar?

Lrbastos disse...

Gente minha mãe fez uma cirurgia para tirar um tumor na cabeça, meningioma, a cirurgia foi um sucesso tirou todo o tumor mas na madrugada ela teve um AVC hemorrágico. Na ressonância saiu assim “... avc na região peritalâmica mediana direita e mesencefálica bem como no lobo occipital em território de a. Cerebral posterior direita”.
A cirurgia foi no dia 01/06/18 e até hoje ainda não acordou, 40 dias já, será que ela corre o risco de não acordar?? Estou muito angustiada, se alguém que passou por isso puder me mandar um email: lrbastos@live.com

Anônimo disse...

Bom Dia,
Minha avó, após fazer uma cirurgia de troca de válvula cardíaca dia 13/07/18, e ainda não acordou, completando hoje 10 dias, foi diagnosticado um AVC talâmico bilateral.
Frisando que ela não está tomando nenhum tipo de sedativo.
Esse tipo de AVC impede da pessoa acordar do coma?
quem puder, manda um email:

talila.froes@icloud.com

Unknown disse...

olá, sou estudante de neuropsicologia e já tentei compreender o mistério que guarda essa estrutura que fica no centro do nosso cérebro e que chamamos de tálamo. Bem existem vários núcleos repletos de substancia cinzenta onde encontramos a principal célula do SN o neurônio, são esses núcleos responsáveis por fazer a comunicação através de fibras nervosas que percorrem essa estrutura até o neocórtex que é a parte mais primitiva do cérebro humano e responsável pela respostas como a dor, sensibilidade (sensações térmicas frio, calor), Propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, resumindo é o tálamo que ao receber as mensagens vindas de várias partes do corpo ou dos sentidos em decodificar essas mensagens e enviar para o córtex cerebral. Se algum desses núcleos forem prejudicados com algum tipo de lesão como avc´s e acidentes traumáticos como traumatismo craniano podem danifica essa estrutura que é o tálamo e terem consequências irreversíveis, o mais sensato seria uma tomografia computadorizada (TC) ou uma Ressonância Magnética Funcional (RMF) do talamo e pedir ao médico neurologista para identificar qual lado do tálamo foi prejudicada e ai ele pode identificar e tentar amenizar o sofrimento do paciente com a medicação correta aliviando o mal que assola esse individuo.

Unknown disse...

Boa tarde tive um avc ...e foi na tálamo..a um mês..a tratamento..pouco de falo sobre isso

Unknown disse...

Olá, sua avó ja acordou? Estou passando por isso com minha mãe que também teve uma lesão no tálamo. Gostaria de saber como procedeu com sua avó.

Unknown disse...

Olá, tbm estou passando por uma situação parecida. Minha mãe teve um AVC que afetou o tálamo, o mesencéfalo e lobo occipital ja faz 45 dias e desde então não acordou. Gostaria de saber sobre como procedeu o caso de sua mãe. Ela já acordou?
Meu e-mail: katiucia_lorena@hotmail.com

Unknown disse...

ola minha mae teve um avch no talamo direito, e clipou um aneurisma nao roto, ficou 2 meses em como ficou internada mas 1 mes e voltou para casa porem nao anda sente dores ficou hemiplegica , esta ficando mas consciente , porem o movimento nada ainda ja fez fez já 7 meses tem algum tratamento para acelerar ou o talamo nao tem recuperaçao mesmo. fico no aguardo.

Unknown disse...

Olá minha mãe sofreu um AVCH no talamo capsular esquerdo com inundação ventricular no dia 29/07/2018. Ela está internada ainda no hospital, acordada porém não consegue falar. Será possível voltar? Afetou todo o lado direito mais mexe o braço direito. Gostaria de mais informações sobre o avc nessa região. Li que afeta a parte sensível e emocional é verdade?

saúde e beleza disse...

Tenho os mesmos sintomas por gentileza envia pra mim

Unknown disse...

Ola Alessandra li seu comentario nesse post sua mae teve melhora? Como ela esta hj a minha mae tabm teve um avc no talamo a cerca de 30 dias mais ou menos mas esta reagindo fala conhece as pessoas troca alguns passos com ajuda etc se puder me responder agradeço

Unknown disse...

Ola simone tbm gostaria de saber como foi sua recuperação minha mae teve a 30 dias um avc no tálamo ainda esta internada maas conversa com um pouco de dificuldade estase alimentando caminha alguns passos com ajuda vamos trocar informações

Raphael Dias de Carvalho disse...

Meu pai teve um AVC hemorrágico no tálamo eswuerdo e

atingindo o ventrículo lll ele está bem estável mas troca as palavras está confuso apresentando febre está com infecção urinária movimenta os membros superiores e inferiores mas os do lado direito tem um pouco de dificuldade

Anônimo disse...

Tive um AVC como você fiquei com a mão trêmula como Parkinson

Unknown disse...

Ola meu nome joseval tenho o mesmo problema por gentileza poderia me emvias AGradeco. Segue meu imail josevalantonioribeiro@gmail.com

Unknown disse...

Tenho um caso de lesao no talamo na familia oq pod acontecer quais os trstamentos e tem cura?

Helen disse...

Boa tarde, meu nome é Helen e tive uma tvc profunda em dezembro e fiquei com uma lesão no talamo. tenho tido formigamento no lado direito e notando uma mudança radical na escrita e na fala. teria algo haver com a lesão?

Unknown disse...

Ednilson pesquise na internet tem medicos que trabalhao com sequelas no talamo estou pra consultar um e um problema essas dores.abrscos e melhoras.

Unknown disse...

Rodrigo eu sou joseval nao sei se vai ajudar mais forame oval patemte significa uma anormalidade no coracao procure um cardiologista e leve ao comcimento dessa essao ele ira te oriemtar.abracos melhoras.

Unknown disse...

Boa noite , meu marido sofreu um leve AVCH no ventrículo tálamico esquerdo no dia 27 de fevereiro de 2019 tem 31 anos , até hoje não sabemos a causa desse acvh , ele não sente dor ,fala e anda normalmente, porém após esse acidente ele sente a planta do pé esquerdo queimar e anda um pouco depressivo. Gostaria de mais informações sobre as sequelas causadas por um acvh nesta região desde já agradeço . Email - abeth.araujo@gmail.com

Tássia disse...

4. Uma paciente sofreu um AVC que comprometeu o tálamo. Uma das sequelas deixadas
pelo AVC, foi a perda da audição. Baseado em seus conhecimentos de
neuroanatomofisiologia, diga por que o AVC pode ter comprometido à audição.

Medina disse...

Mina cunhada eve um AVCi no tálamo a dois meses, ela ficou em um estado de tetraplegia( não mexe os membros), mai o pior é q ela não dorme a um mes. Ela fala q não consegue. Queria saber se isso é normal pra essa enfermidade .

Anônimo disse...

Olá meu nome e Marcos dia 29/11 meu pai teve um AVC. estava tudo correndo bem,porém quando foram fazer um procedimento com remédio para desentupir a veia acabou travando toda circulação do sangue.
Os médicos disseram que o tecido em volta do tálamo morreram e não se regenera.
Meu pai está em coma os médicos disseram q ele não vai mais acordar,vi em outros comentários q a pessoa tem febre mas os médicos disseram q ele está com pneumonia da febre e decorrente disso.
Minha pergunta é:
Há alguma possibilidade na medicina de recuperação neste caso?
Meu pai pode ficar neste estado por quanto tempo?
Ele sente alguma dor?
Ele pode escutar?
Quanto tempo ele tem de vida se caso o tálamo não regenerar?
Obrigado
Meu email: marcosleonor.silva@gmail.com

Socorro disse...

Oi bom dia a sogra da minha filha tevê um AVC hemorrágico está em coma há 1mes os médicos não sabem porque ela não acorda por favor me responda o que devemos fazer

Socorro disse...

Meu socorro.vera1@gmail.com

Gabriela disse...

Ele pode te ouvir ,
Pode estimular o cérebro dele ,

Toda vez vc for visitado ,
Repete 6 x no ouvido dele , “ vou abrir os olhos “

Ele nao sente dor ,

Ele precisa sair do coma primeiro

Gabriela disse...

Não é normal !

Gabriela disse...

Isso bastante raro , vai depender onde o cérebro dela foi afetado

Gabriela disse...

Mexe muito o emocional , e parte cognitiva

Gabriela disse...

Totalmente está ligada a lesão

Gabriela disse...

Verdade

Unknown disse...

Tenho uma dúvida. Minha mãe foi acometida por um AVC em tálamo bilateral a 13 dias, segundo um dos médicos não muito extenso. Nesse período foram tirando a sedação e ela acordou, interagiu comigo, vi mexer as pernas e movimentar cabeça, incluindo querer "cuspir" o tubo. Sábado próximo passado, esse mesmo intensivista disse que iriam começar o desmame. Ontem durante a visita, outro médico, na verdade uma médica disse no boletim que ela estava esquecendo de respirar. Isso seria decorrente do AVC ou algo "normal" para um quadro de desmame. No aguardo, agradeço.

Unknown disse...

Boa noite meu pai teve o mesmo problema ,ele ficou um olho caído,não enxerga nem o prato que está na frente dele ,faz um mês que ele teve um AVC talamico ,Ele perdeu o equilíbrio,e as vezes fala alguma coisas desconexaas,sera que ele vai ser recuperar ? Ass vezes tenho as impressão que depois do AVC meu pai se foi ele era tão tao ativo ,se alguém puder me ajudar

Postar um comentário

Subscribe