11.2.12

O Cogpsi voltou!

Postado por Marcus Vinicius Alves |



Depois de um hiato, uma pausa na publicação de textos – bem longa, admito – o Cogpsi finalmente voltou, ou melhor, está voltando, pois esse não é um texto “oficial”. Espero a partir de agora poder voltar a postar textos sobre psicologia com mais frequência. O motivo principal dessa pouca produção do Cogpsi nesse final de 2011 era a intensa luta deste que vos escreve para conseguir se adaptar não só à capital paulista, como também para poder organizar a vida em relação aos projetos, artigos e trabalhos do mestrado que aparecem aos montes e sem aviso prévio. Depois ainda dizem que mestrando “só” faz estudar... Isso é um emprego!

Bom, passada a tempestade vem... Acredito que outras tempestades, mas agora com uma noção melhor de como lidar com elas.

Alguns planos para melhorar a qualidade dos textos e permitir uma interação legal com autores de outros blogs que gosto muito começaram a surgir, como o com o André do Cognando, onde escreveremos um texto em conjunto. Esse texto tratará sobre estatística e o seu difícil relacionamento com o estudante de psicologia, digo isso porque sempre adorei estatística e tal ponto sempre se fez extremamente visível durante a minha formação. Principalmente pelas reclamações dos meus colegas. A partir daí, deste texto inicial, quem sabe, penso abordar sempre os pontos da formação em psicologia – e em outras áreas – em que os estudantes mais se veem incomodados e desmotivados, às vezes pela inicial motivação e crenças com que entram nos cursos, outras pelo ensino frágil não só da graduação, como também da própria formação colegial. Outro projeto é com outro André, mas o dos blogs Ciência Uma Vela no Escuro e do SocialMente, este ainda está no início e a ideia surgiu do André e por isso talvez seja melhor esperar um pouco antes de anunciar, mas acredito que vai ser muito interessante.

Além disso, continuo aceitando textos de outros autores, dispostos a contribuir com a produção por aqui. Inicialmente o Cogpsi nasceu fruto de uma necessidade pessoal de escrever sobre tudo que eu lia ou via relacionado com psicologia e com a pretensão de desembaçar um pouco a visão daqueles que acompanham os blogs de psicologia por aí, pois via neste meio pouca abertura teórica, a maioria dos blogs retratavam apenas um tipo de compreensão da psicologia, havia poucos textos baseados em artigos e trabalhos realmente atuais e pouca flexibilidade para abordar os mais variados temas da psicologia, muitas vezes apelando sempre para o mesmo autor ou livro, e superestimando o alcance e tamanho das capacidades interpretativas, científicas e históricas destes. Por isso acredito que outras pessoas também sintam esse desejo de debater acerca da psicologia como ela tem sido feita atualmente de verdade, mas não tenham vontade para criar um blog para isso. E o espaço do Cogpsi estará sempre aberto.

Nesse período em que o blog ficou parado, muita gente me perguntou quando eu iria escrever outro texto e reclamou dessa situação, e peço desculpas por esse desleixo. Pelas estatísticas do blog foi possível ver que muita gente ainda continuou clicando por aqui mesmo com ele parado, talvez procurando verificar se ele estaria sendo atualizado, talvez para reler algum texto, enfim, o importante é ver que o blog ainda estava em movimento nesse tempo.

Então é isso, esse post vem mais para relembrar àqueles que liam o Cogpsi da nossa existência e avisar que voltaremos à programação normal.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe